Sim, bebê pode comer soja. Os grãos de soja orgânicos são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade e possuem boas quantidades dos minerais cálcio, ferro, potássio e magnésio. Abaixo você pode ver como oferecer soja para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
Como oferecer soja para o bebê de 6 meses?
Como o seu bebê não conseguirá pegar os grãos de soja (e nem lidar com ele inteiro na boca), nessa fase você deverá oferecer em forma de bolinho, para facilitar a pega pelo bebê.
O bolinho pode ser feito somente de soja cozida com temperos naturais.
Para dar liga, use um pouco de farinha de aveia. Depois de modelado, asse para firmar. Veja aqui no aplicativo BLW Brasil como preparar.
Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a soja bem cozida e amassada.
Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer soja para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer soja para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais da soja
Bebê pode comer soja por ser um alimento nutritivo, mas antes de falar dos benefícios é importante citar que recomendamos o consumo da soja orgânica não-transgênica. Você pode observar o que está escrito na embalagem. Procure as embalagens com a descrição “soja orgânica”.
Os alimentos transgênicos – no Brasil se destacam principalmente a soja e o milho – não são saudáveis. Estudos mostram que na saúde, os alimentos transgênicos estão diretamente relacionados com o aumento de alergias, aumento das substâncias tóxicas que podem surgir pela alteração genética que ocorre na transgenia, excesso de herbicida utilizado na produção. Além desses malefícios para a saúde humana, os alimentos transgênicos ameaçam a biodiversidade por contaminarem outros grãos.
Os grãos de soja são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade, que são facilmente digeridas e possuem boas quantidades de fibras alimentares. As gorduras também aparecem em destaque, com o ômega-6 e ômega-3 nos grãos de soja que atuam no sistema imune.
Possui boas quantidades dos minerais cálcio, ferro, potássio e magnésio.
A soja possui compostos bioativos, que atuam com alimentos funcionais e previnem uma série de doenças.
A soja crua possui fatores antinutricionais em sua composição capazes de provocar efeitos negativos na saúde como a dificuldade na digestão das proteínas, a estimulação de processos inflamatórios no organismo e a diminuição da absorção de alguns minerais como o ferro, cálcio e zinco.
No entanto, os efeitos destes compostos podem ser diminuídos com os cuidados de deixar os grãos de molho por 12 horas antes do cozimento e também, realizar o cozimento dos grãos, como indicamos acima em como preparar
A soja é um alimento altamente alergênico. A alergia à soja é comum em bebês e crianças pequenas, e costuma ser superada com o tempo. Alguns bebês alérgicos ao leite de vaca também são alérgicos à soja.
Podem ocorrer sintomas como vermelhidão na pele, coceiras e até dificuldade na respiração. Se o bebê tiver histórico de alergia na família, consulte o pediatra antes de introduzir produtos de soja.
Ofereça sempre em pequena quantidade na primeira vez para observar se há alguma reação. Veja mais na nossa seção sobre “risco de alergias” no aplicativo BLW Brasil.
Você sabia?
Existem vários produtos feitos a partir da soja:
- Produtos de soja fermentada: missô, shoyu e tempeh.
- Bebida vegetal de soja: preparada com grãos de soja. O “leite” de soja industrializado não é indicado para o bebê pois é feito com muitos aditivos e com soja transgênica.
- Tofu: feito com a bebida vegetal de soja e tem textura muito semelhante à textura de queijo. Digite “tofu” na seção de alimentos do App e veja como oferecer.
- Proteína de soja texturizada (pts): é um produto não recomendado para bebês. É obtido industrialmente através do resíduo da fabricação do óleo de soja.
- Óleo de soja: obtido a partir do grão descascado, sofre tratamento térmico e recebe solventes para refiná-lo.
- Lecitina de soja: é utilizada pela indústria de alimentos como agente emulsificante e estabilizante de produtos.
- Farinhas de soja: podem ser de alguns diferentes tipos.
- Produtos proteicos: obtidos a partir da soja são os alimentos apresentados em grânulos, pó, líquido ou em outras formas.
Quer saber mais sobre a soja na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer soja, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
1. NODARI, R. O. Transgênicos: as sementes do mal. A silenciosa contaminação de solos e alimentos. Crítica Marxista, n.29, p.165-167, 2009.
2. REIS, A. B. et al. Alimentos transgênicos. Faculdade São Lourenço – UNISEPE, 2018. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/041_alimentos_transgenicos.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.
3. SBAN – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. O benefício do consumo da proteína isolada da soja nas diferentes fases da vida. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/proteina-isolada-soja.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.
Deixe um comentário