A indústria alimentícia sempre surge com alguma novidade atrativa. Precisamos, entretanto, estar muito alertas ao que consumimos e oferecemos aos nossos filhos! Muitas coisas parecem inofensivas, mas são muito danosas para a saúde e prejudicam a alimentação do bebê.
A maioria dos alimentos industrializados é carregada de produtos químicos e comprovadamente associados ao surgimento de diferentes doenças. Aqui vão algumas ideias e para substituições saudáveis na alimentação do bebê e da sua família, tenho certeza de que você vai amar!
Substituições saudáveis na alimentação do bebê e da família
1. Ao invés de sucos artificiais, dê… água e frutas!
Quando falamos de substituições saudáveis, nada é melhor que beber água (para bebês, crianças ou adultos!): mata a sede, hidrata, melhora a digestão e a circulação sanguínea… são inúmeros os benefícios desse hábito (que quanto antes começar, melhor!). Mas fomos criados com a cultura do suquinho e muitos de nós não conseguem beber o mínimo de água pura que o nosso corpo precisa.
“Sucos” artificiais são basicamente compostos de açúcar, corantes e aromatizantes, além de diversos elementos químicos. Por favor, não faça uso deles!
Mas e o suco natural da fruta? Atualmente a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que bebês até 1 ano de idade não devem tomar sucos e após essa idade não deve ter como um hábito diário, só moderadamente, cerca de 100ml ao dia eventualmente. Mas por quê? Quando se faz o suco, se retira toda a fibra. Daí temos apenas um caldo com uma grande quantidade de frutose (açúcar da fruta). Ainda temos nutrientes, mas o corpo não consegue metabolizar tanto de uma vez, assim eleva-se o índice glicêmico dos bebês e ainda criamos uma preferência pelo sabor doce.
Diferente de quando se come a fruta, que além de ter uma quantidade infinitamente menor de frutose, temos as fibras que fazem com que essa quantidade chegue lentamente ao fígado. Bebendo suco ingerimos mais calorias, e como não há mastigação e o consumo da fibra, você logo sentirá fome novamente, ou seja, está apenas enganando o organismo com calorias vazias, não vai nutrir de verdade.
As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes!
Mas então, o que vamos dar para as crianças? Fruta! E o que elas vão beber? Água! Não é porque fomos criados de outra forma que vamos repetir se hoje temos mais conhecimento. Não ensine o seu filho a tomar suco! Se quer desfrutar do melhor que a natureza nos deu, ofereça a fruta inteira e verá como ele irá responder com saúde e energia. E quando sentir sede, ofereça água! Obviamente o suco natural não precisa ser visto como o maior dos vilões, mas é preciso ter cuidado para que ele não se torne um hábito. A água sempre deve ser priorizada!
No nosso app BLW Brasil temos diversas dicas com fotos e vídeos de como oferecer as frutas, como introduzir a água desde o início da Introdução Alimentar e ainda uma receita de suco verde que leva couve e muitos nutrientes para os maiores de 1 ano. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui!
2. Ao invés de Danoninho, dê… inhaminho!
Dentre as substituições saudáveis possíveis e acessíveis, essa é a nossa favorita! Veja os ingredientes que estão na própria embalagem do Danoninho ou outro Petit Suisse – Leite desnatado, açúcar, preparado de morango (água, frutose, polpa de morango, fosfato tricálcico, citrato de cálcio, amido modificado, zinco, vitamina E, ferro, maltodextrina, vitamina D, acidulante ácido cítrico, espessantes goma xantana, carboximetilcelulose e goma carragena, aromatizante, conservador sorbato de potássio e corante natural carmim cochonilha), creme, cálcio, cloreto de cálcio, fermento lácteo, quimosina, estabilizantes goma guar, carboximetilcelulose, goma carregena e goma xantana. Ufa, parece assustador ver tantos elementos estranhos, não é?
Pior ainda é saber que as crianças consomem esse produto de forma abundante. Infelizmente a propaganda dos anos 80 vendeu pras nossas mães que o Danoninho “valia por um bifinho” e até hoje muita gente acha que esse é um ótimo alimento pra bebês ou crianças, mas o próprio fabricante contraindica o produto pra menores de 4 anos (veja a embalagem ou ligue para o 0800 da Danone)!
Na boa, não coloque esse produtinho químico na sua geladeira. Acredite, não tem nenhuma razão pra você comprar.
Qual é a troca então? Faça um “danoninho caseiro” em apenas alguns minutos. Vai ser MUITO mais barato e será um grande sucesso! É absurdo de fácil: você só precisará bater no liquidificador ou mixer 1 inhame cozido com as frutas de sua preferência. Fica ótimo com morango, banana, manga… Pode até misturar duas frutas. Depois é só por pra gelar por umas 4 horas e pronto, hora de se deliciar!
3. Ao invés de cereais infantis prontos, dê… mingau de aveia!
Do que o seu filho precisa? Simples: comida de verdade!
Não se esqueça: descasque mais, desembale menos.
Nosso intuito aqui não é julgar ninguém que ofereceu ou que oferece esse cereal “infantil”. Muitas vezes acreditamos realmente que é um alimento excelente. Tantos profissionais receitam, como então não acreditar? Mas hoje viemos mostrar porque não precisamos deste produto e como substituir.
Os cereais infantis têm como segundo ingrediente o açúcar. Isso quer dizer que é o segundo elemento em maior quantidade no produto. Eles também têm extrato de malte (mais açúcar), aromatizantes e vitaminas sintéticas. Por ser um alimento ultraprocessado, elas não são como as vitaminas naturais, então não há nenhuma evidência de que tragam benefícios. Fuja!
Mas e então, como substituir por algo mais saudável? Amasse uma banana madura, misture com 2 colheres de aveia e meia xícara de água ou leite (vegetal ou de vaca para maiores de 1 ano). É só levar ao fogo baixo até engrossar.
Pronto, mingau feito E MUITO MAIS SAUDÁVEL E SABOROSO para os bebês! Tá aí uma das substituições saudáveis que valem a pena.
4. Ao invés de macarrão instantâneo, dê… macarrão de verdade!
O macarrão instantâneo é super perigoso para a saúde. Não só o tempero, mas a massa também. Nesse produto a lista de ingredientes é gigantesca. Basicamente composto por muita gordura vegetal, sódio e mais um montão de componentes químicos bem duvidosos.
Porque é perigoso: alto teor de sódio (16% a mais de sódio que o corpo de um adulto precisa, imagine um bebê), gordura ruim (a massa é frita), além de diversos aditivos em sua composição.
Alternativa mais saudável: faça um macarrão normal, o instantâneo demora 3 minutos e o normal nem 10 minutos… Ou o macarrão cabelo de anjo, que por ser bem fininho também cozinha em 3 minutinhos e vem em ninhos, ou seja, porções individuais. Rale um tomate, refogue no azeite, tempere à gosto e adicione o macarrão cozido.
Pronto, a alimentação do bebê já está mais saudável e saborosa!
E então, o que achou? Ler os rótulos é muito importante para sabermos o que está sendo oferecido. Fazendo essas pequenas substituições na alimentação do bebê e da família fará toda a diferença!
Para conhecer mais um montão de dicas incríveis e descobrir mais de 550 receitas saudáveis e funcionais para toda a família, baixe o aplicativo BLW Brasil gratuitamente, disponível para Android e IOS.