Bebê pode comer physalis?

Sim, bebê pode comer physalis. A physalis, também conhecida como “joá-de-capote” ou “camapum” em algumas regiões, é uma fruta pequena, redonda e geralmente envolta por uma espécie de cálice que a protege.

No entanto, é uma fruta com alto risco de engasgo, como a uva. Abaixo você pode ver como oferecer oleaginosas para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer physalis para o bebê de 6 meses?

Assim como a uva, a physalis é uma fruta com alto risco de engasgo. O ideal é sempre cortar em 4 no sentido do comprimento.

Como fica muito pequena, o ideal é oferecer quando o bebê já tiver o movimento de pinça, a partir dos 9 meses.

Se decidir oferecer antes, misture em algum preparo, como em uma panqueca ou bolinho, para que o bebê consiga pegar e comer.

panqueca de banana
Panqueca de banana e pasta de amendoim – Receita do App BLW Brasil.

Como oferecer physalis para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber mais sobre como oferecer physalis para o bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da physalis 

Bebê pode comer physalis porque possui altas quantidades principalmente de vitamina C, vitaminas A e B. É uma fruta rica em antioxidantes , apresenta minerais como ferro e fósforo e conteúdo elevado de fibras.

Você sabia?

A physalis é também conhecida por fisális, tomate-de-capucho, camapu ou golden berry. É originária da região andina, mas cultivada nas regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes pelo seu fruto. 

Curiosidades sobre a physalis 

  1. Origem e Variedades: A physalis é nativa das regiões tropicais da América do Sul, mas é cultivada em várias partes do mundo. Existem diferentes variedades, algumas mais doces e outras mais ácidas.
  2. Cálice Protetor: A fruta é envolta por um cálice seco e foliáceo, que se assemelha a um papel, servindo como proteção natural para a fruta.
  3. Valor Nutricional: Rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro e fósforo, a physalis é uma adição nutritiva à dieta.
  4. Uso Culinário: Além de ser consumida in natura, a physalis é usada em receitas de sobremesas, geleias, compotas e até mesmo em pratos salgados, adicionando um sabor agridoce peculiar.
  5. Crescimento Sazonal: A época de colheita da physalis varia dependendo da região, mas geralmente ocorre durante os meses de verão e outono.

Quer saber mais sobre a physalis na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer physalis, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

BOLZAN, R. P. Conservação pós-colheita e caracterização de frutos de Physalis produzidos na região metropolitana de Curitiba-Paraná. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/35252/r%20-%20t%20-%20renata%20padilha%20bolzan.pdf?sequence=1&isallowed=y.

Tem mais dúvidas se o bebê pode comer physalis? Deixe nos comentários!

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair