Como fica a amamentação após 1 ano do bebê

Após o início da introdução alimentar até o bebê completar 1 ano, muitas mães ainda tem muitas dúvidas sobre como fica a amamentação após 1 ano. É sobre isso que vamos abordar aqui.

Até agora, o leite materno ou fórmula foi o principal alimento e a comida era complementar. Mas a partir de 1 ano a ordem se inverte. Agora a comida passa a ser o alimento principal e o leite, o complemento.

Mas essa inversão de papéis acontece assim, de repente? Não. Como qualquer mudança para o bebê, deve ser feita de forma gradual e respeitosa.

A seguir explicaremos como o aleitamento vai acontecer daqui para frente.

Como fica a amamentação após 1 ano

Leite materno

Após o primeiro aniversário, muitos bebês continuam a mamar antes, durante e depois de comer.

Se for de seu interesse e necessidade, você pode começar a organizar as mamadas, para ajustar a rotina aos seus horários e sua disponibilidade. Faça sempre no ritmo do seu filho, sem estresse.

Com o salto de desenvolvimento perto do primeiro ano, muitos bebês passam a demandar mais mamadas. Mas não se assuste, pois isso é normal e organizando a rotina, isso também irá se ajustar.

Você pode prosseguir normalmente com a amamentação, afinal, com um ano de idade, o leite materno ainda fornece quase metade das suas necessidades energéticas diárias. 

Não, o leite materno não vira água, como muitos dizem por aí. Inclusive, chega a ter ainda mais calorias que o leite de vaca.

Além disso, o leite materno continua a fornecer defesas e anticorpos, o que favorece o sistema imunológico. 

Cabe reforçar também que o bebê não precisa receber outro tipo de leite depois que fizer um ano. Mas ele pode consumir esporadicamente, se for de costume e preferência da família, até mesmo para variar a alimentação do bebê.

Fórmula

Deve-se fazer a transição gradual para o leite de vaca (ou leite/extrato vegetal). Diminuir o volume ofertado e o número de vezes que a criança recebe a fórmula.

Compostos lácteos/fórmulas de crescimento não são indicadas, já que têm elevadas quantidades de açúcares e outros ingredientes de má qualidade que a indústria inclui na composição e que podem intensificar a seletividade alimentar (para saber mais, clique aqui).

Abaixo temos uma sugestão de como fazer a transição com mais facilidade. Lembrando que essa transição só é necessária para bebês que recebem fórmula.

Atenção: 1 medida de fórmula são 30ml, enquanto que a medida de leite de vaca varia entre 60 e 90 ml (a depender do fabricante).

Isso significa que, ao fazer a transição, é preciso diluir corretamente para não causar estranhamento na criança, nem oferecer o volume errado.

Exemplo:

Um bebê que recebe 180ml de fórmula.

  • Na transição começaria com 30ml (1/2 medida) de leite de vaca + 150ml (5 medidas) de fórmula
  • Depois 60ml (1 medida) de leite de vaca + 120ml (4 medidas) de fórmula
  • Em seguida 90ml (1 e 1/2 medida) de leite de vaca + 90ml (3 medidas) de fórmula
  • Depois 120ml (2 medidas) de leite de vaca + 60ml (2 medidas) de fórmula 
  • Depois 150ml (2 e 1/2 medida) de leite de vaca + 30ml (1 medida) de fórmula
  • Finalmente 180ml de leite de vaca (3 medidas).

Transição da fórmula para o leite de vaca medida de referência 180ml:

Como fica a amamentação após 1 ano do bebê - Transição da fórmula para o leite

Transição dos bicos para o copo

Tanto antes como depois de 1 ano, é recomendado oferecer a fórmula sem o uso de bicos artificiais. Idealmente em copo aberto ou canudo.

Não se sobrecarregue, diminua aos poucos, começando pelas mamadas diurnas. 

A recomendação é deixar os bicos (mamadeira e chupeta) antes dos 2 anos ─ quanto mais cedo melhor ─ para que não interfira no correto desenvolvimento oral; aqui, na seção Como cuidar da Higiene Bucal você encontra mais informações sobre o assunto.

Mas se antes o bebê já mamava usando mamadeira, mantenha a noturna para suprir sua necessidade de sucção, que é inata, relaxa e acalma o bebê. 

Ainda assim: não deixe de tentar oferecer em um copo, pois quanto mais velho o bebê, mais difícil mudar seus hábitos.

Para saber mais sobre a amamentação após 1 ano, quais nutrientes são mais importantes nessa fase e outras questões acesse nosso guia por idade em nosso app BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Tem mais dúvidas sobre a amamentação após 1 ano? Deixe nos comentários!

Danielle Andrade | Nutricionista Materno Infantil

Sou formada em Nutrição desde 2011 (CRN3 - 34430) e sou especialista em nutrição materno infantil e comportamento alimentar desde 2015. Meu atendimento tem foco na disciplina positiva com respeito e empatia, quero mostrar aos cuidadores a importância de se entender o “porquê a criança não come”, indo além do alimento ou quantidade em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair