Bebê pode comer abóbora?

Sim, bebê pode comer abóbora. Ela é nutritiva, rica em vitaminas A e C, e possui uma consistência macia quando cozida, o que a torna adequada para a introdução alimentar pela abordagem BLW.

Ao oferecer a abóbora para o bebê, é importante prepará-la de maneira adequada. A abóbora pode ser cozida no vapor, fervida ou assada até ficar macia. Abaixo você pode ver como oferecer abóbora para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

E se quiser saber como oferecer abóbora e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer abóbora para bebê de 6 meses?

Descasque a abóbora e corte em fatias finas, de 1/2 dedo de espessura ou em palitos, um pouco mais compridos que o seu indicador. 

O corte vai depender do tipo de abóbora que vai oferecer.

Quando a fatia da abóbora for muito grande, corte ao meio (o bebê pode ter dificuldade em segurar). 

Se a abóbora ficar muito macia e o bebê a esmagar, você pode colocar em uma colher e servir como um purê.

Bebê pode comer abóbora - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a abóbora amassada, como um purê. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer abóbora - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer abóbora para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer abóbora para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais da abóbora

Fonte de vitamina A, do complexo B, vitamina C e dos minerais fósforo, potássio, cálcio, sódio e ferro.

Possui carotenóides, que possuem propriedades antioxidantes e estão presentes em frutas e vegetais de cores amarelo e vermelho.

Você sabia?

As abóboras podem ser utilizadas de diversas maneiras na cozinha. São muitas variedades para escolher!

A abóbora, também é conhecida por jerimum no nordeste do Brasil.

Tipos de abóbora:

Cabotiá – tem casca verde escura e grossa, polpa amarela- alaranjada, sabor levemente adocicado e aveludado. 

Abóbora seca ou abóbora de pescoço – possui casca verde escura com listras alaranjadas. A polpa é de coloração alaranjada, sabor adocicado, com textura fibrosa e úmida.

Abóbora paulista – possui casca verde com listras creme, polpa com coloração alaranjada e sabor adocicado. 

Abóbora manteiga – possui uma casca de textura lisa e coloração amarela clara e polpa com coloração amarela-alaranjada. Seu sabor lembra uma noz adocicada, com textura macia e cremosa. 

Abóbora espaguete – tem formato comprido e casca amarela clara — que lembra um melão — mas tem polpa amarela pálida com filamentos que lembram espaguete. 

Abóbora moranga – tem casca alaranjada e em formato de gomos, polpa alaranjada, pouco doce e aguada.

Curiosidades sobre a abóbora

  1. Variedade de tamanhos: As abóboras podem variar muito em tamanho, desde pequenas abóboras de pescoço até enormes abóboras gigantes, que podem pesar centenas de quilos.
  2. Vegetal ou fruta? Embora seja comumente considerada um vegetal, a abóbora é botanicamente classificada como uma fruta, pois contém sementes.
  3. Utilização em várias culinárias: A abóbora é usada em diversos pratos ao redor do mundo, como sopas, purês, tortas, pães, risotos e até mesmo em bebidas, como o famoso pumpkin spice latte.
  4. Sementes comestíveis: As sementes de abóbora são comestíveis e são uma fonte rica de proteínas, gorduras saudáveis, fibras e minerais, como magnésio e zinco. Elas são frequentemente torradas e consumidas como um lanche nutritivo.
  5. Benefícios para a saúde: Além de ser nutritiva, a abóbora também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ela pode ajudar na saúde ocular, saúde do coração e fortalecimento do sistema imunológico.
  6. Variedade de cores: Embora a abóbora mais comum seja a laranja, existem também variedades de abóbora que são verdes, amarelas e até mesmo brancas.
  7. Plantas trepadeiras: As abóboras são plantas trepadeiras e pertencem à família das cucurbitáceas, assim como o melão e o pepino. Elas se desenvolvem em videiras longas e requerem espaço adequado para crescer e se espalhar.

Quer saber mais sobre a abóbora na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer abóbora, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

DAIUTO, E. R.; LOPES, V.; PIGOLI, R.; REGINA, D. C.; RAQUEL, L. Alterações nutricionais em casca e polpa de abóbora decorrentes de diferentes métodos de cozimento. Revista Iberoamericana de Tecnología Postcosecha, v. 13, n. 2, p. 196-203, 2012.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair