Bebê pode comer ameixa?

Sim, o bebê pode comer ameixa. A ameixa é uma fruta rica em nutrientes, como vitaminas A e C, potássio, ferro e fibras, que são importantes para o desenvolvimento e a saúde do bebê.

Além disso, a ameixa também possui propriedades laxativas naturais, o que pode ajudar a aliviar a constipação intestinal, um problema comum em bebês. Confira abaixo como oferecer ameixa de forma segura pela abordagem BLW.

E se quiser saber como oferecer ameixa e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer ameixa para o bebê

Corte uma fatia da ameixa até o caroço e faça o corte xadrez (ou tela): mantenha a casca e faça vários cubos pequenos usando a ponta da faca. Assim, a polpa soltará com maior facilidade. Descarte o caroço. 

Quando o bebê terminar de comer a polpa, pode descartar a casca.

Bebê pode comer ameixa - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Outra forma é cortar uma fatia fina de ameixa sem a casca para o bebê roer, ou em fatias mais grossas, como em 4 ou 8 partes, mantendo a casca. 

Quando o bebê terminar de comer a polpa, acompanhe para descartar a casca. Mas não coloque a mão dentro da boca do bebê, apenas puxe quando ela estiver para fora.

Bebê pode comer ameixa - Como oferecer 2
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a ameixa amassada (somente a polpa) se estiver bem madura e macia. 

Quando a ameixa está firme, você pode raspar com a ajuda de uma colher de inox. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer ameixa - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer ameixa para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer ameixa para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais da ameixa

Possui fibras solúveis que ajudam no funcionamento do intestino. É rica nas vitaminas B e C, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, potássio, zinco e cobre. É fonte de antocianinas, um poderoso antioxidante.

Você sabia?

Os flavonóides também são antioxidantes e são responsáveis pelas cores de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul.

Curiosidades sobre a ameixa

A ameixa é uma fruta com caroço, pertencente à família Rosaceae, que também inclui pêssegos e cerejas.

  1. Existem mais de 2.000 variedades de ameixas, que vão desde ameixas vermelhas a amarelas e roxas.
  2. As ameixas são uma boa fonte de vitamina C e potássio e contém antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra danos.
  3. A ameixa é uma das primeiras frutas a serem cultivadas pelo ser humano, datando de cerca de 4.000 anos atrás.
  4. A ameixa é usada em várias culinárias ao redor do mundo, incluindo pratos doces e salgados, como geleias, tortas, chutneys e molhos para carne.
  5. A ameixa é uma fruta popular para fazer conservas, como ameixas em calda e ameixas em conserva.
  6. As folhas da ameixeira também são usadas em várias culturas como um chá medicinal para ajudar na digestão e aliviar a constipação.
  7. A ameixa é frequentemente usada na medicina tradicional chinesa como um remédio natural para tratar problemas de saúde, como tosse, asma, prisão de ventre e distúrbios hepáticos.

Quer saber mais sobre a ameixa na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer ameixa, que tal conhecer nossas receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

1. EIBOND, L. S. et al. Anthocyanin antioxidants from edible fruits. Food Chemistry, v. 84, n. 1, p. 23, 2004.

2. KUSKOSKI, E. M. et al. Aplicação de diversos métodos químicos para determinar atividade antioxidante em polpa de frutos. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 25, n. 4, p. 726-732, 2005.

3. NEPA – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 4ª ed. Campinas: NEPA – UNICAMP, 2011. 161 p.

4. VOLP, A. C. P. et al. Flavonoides antocianinas: Características e propriedades na nutrição e saúde. Revista Brasileira de Clínica, v. 23, n. 2, p. 141-149, 2008.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair