Bebê pode comer aveia?

Sim, o bebê pode comer aveia. A aveia é um alimento nutritivo e uma boa fonte de fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, o que a torna uma opção saudável para incluir na alimentação do bebê.

O bebê pode comer aveia misturada com frutas ou vegetais cozidos para tornar a refeição ainda mais nutritiva e saborosa. Veja abaixo como você pode oferecer a aveia de forma segura pela abordagem BLW!

E se quiser saber como oferecer aveia e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer aveia para o bebê

A farinha de aveia é um ótimo substituto da farinha de trigo em todos os tipos de receitas. É ideal para uso em bolinhos e outros preparos.

A aveia em flocos finos ou grossos pode ser usada para empanar frutas que são muito escorregadias, fazer panquecas  ou ainda usar para fazer bolinhas de aveia, preparadas a partir de um mingau de um dia para o outro (veja mais em como preparar).

Bebê pode comer aveia - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Uma opção para servir aveia na colher, é preparar um mingau caseiro e oferecer em uma colher. Deixe que o bebê se aproxime e abocanhe a colherada de mingau.

Bebê pode comer aveia - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer aveia para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer aveia para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Receitas com aveia para bebês

No aplicativo BLW Brasil temos diversas receitas com aveia para bebês saborosas e fáceis de preparar, confira algumas sugestões abaixo:

Informações nutricionais da aveia

O bebê pode comer aveia por ser rica em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. 

Para ser laxativa, o bebê deve ingerir aveia com água. (ex. Em mingau com água ou tomar água em seguida). Caso contrário, pode se tornar constipante.

A aveia é um alimento altamente alergênico. Avenina é a proteína presente na aveia, que é semelhante à proteína glúten e pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Embora a aveia não contenha glúten (uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio), a contaminação cruzada é comum durante o processamento e muitas aveias acabam contendo vestígios dessa proteína.

O glúten é considerado um dos principais alérgenos e deve ser totalmente excluído nos casos de doença celíaca. 

Portanto, as crianças com sensibilidade ao glúten, alergia ao glúten ou doença celíaca devem certificar-se de que a aveia que consomem é rotulada como sem glúten.

Os sintomas comuns das reações alérgicas incluem vômitos, diarreia, dor abdominal, coceira e erupções cutâneas.

Tipos de aveia e como escolher a melhor para o bebê

Há vários tipos de aveia disponíveis, e escolher a melhor para a introdução alimentar do bebê pode ser confuso. Veja as principais diferenças:

  • Farelo de aveia: Rico em fibras, é obtido da casca dos grãos de aveia, onde está a fibra beta-glucana.
  • Farinha de aveia: Produzida a partir da moagem da parte interna do grão, mantém proteínas e minerais, mas contém menos fibras que o farelo.
  • Aveia em flocos grossos: Feita de grãos inteiros, prensados e aquecidos, mantendo uma textura mais firme.
  • Aveia em flocos finos: Similar aos flocos grossos, mas processada para ter uma textura mais leve e de cozimento mais rápido.

Quer saber mais sobre a aveia na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer aveia, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

1. FERREIRA, F.; INÁCIO, F. Patologia associada ao trigo: alergia IgE e não IgE mediada, doença celíaca, hipersensibilidade não celíaca, FODMAP. Revista Portuguesa de Imunoalergologia, vol. 26, no. 3, Lisboa, set. 2018.

2. MALANCHEN, B.; SILVA, F. A.; GOTTARDI, T.; TERRA, D. A.; BERNARDI, D. M. Composição e propriedades fisiológicas e funcionais da aveia. Fag Journal of Health, ISSN 2674-550X, v. 1, n. 2, p. 185-200, 2019.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Comentários (4)

    • Gabriela Guedessays:

      11 junho 2024 em 2:19 am

      Olá Iara, a aveia é um alimento muito saudável e pode ser usado com o bebê de 1 ano e 3 meses. Mas é preciso entender qual leite seu bebê está tomando, qual a quantidade e por qual motivo você gostaria de colocar aveia na mamadeira. É um alimento que pode ajudar no funcionamento do intestino do seu bebê, mas lembre-se de oferecer bastante água!
      No App BLW temos mais informação sobre esse e outros alimentos, vale a pena conferir por lá 😉

  • Cristianisays:

    21 julho 2024 em 1:09 am

    Estou querendo dar aveia para o meu bebê, sendo que todas as aveias na informação nutricional vem dizendo que contém açúcar, e não podem comer antes de um ano. Fico sem saber se posso ou não introduzir.

    • Gabriela Guedessays:

      23 julho 2024 em 5:14 pm

      Olá Cristiani. A aveia deve ser pura, você encontra normalmente na seção de produtos saudáveis. Por isso devemos ler o rótulo e a lista de ingredientes.
      Essa opção deve ser somente aveia na composição e essa opção com açúcar realmente não é indicado 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair