Bebê pode comer beterraba?

Sim, bebê pode comer beterraba. A beterraba é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo fibras, vitaminas (como vitamina C e folato) e minerais (como ferro e potássio), que são benéficos para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

Abaixo você pode ver como oferecer beterraba para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer beterraba para o bebê de 6 meses?

Corte a beterraba em palitos com o comprimento aproximado do dedo indicador e espessura de 1 dedo. 

Descasque antes do cozimento ou depois, dependendo da preparação da sua preferência (veja no app BLW Brasil como preparar). Ela deve ficar macia.

O nabo e o rabanete tem texturas parecidas com a beterraba. Você pode oferecer da mesma forma que apresentando aqui.

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a beterraba amassada. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

bebe pode comer beterraba como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer beterraba para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer beterraba para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da beterraba

Bebê pode comer beterraba por ser uma fonte de vitaminas do complexo B, minerais como ferro, potássio, sódio, cobre e zinco. É ainda uma excelente fonte de antioxidantes.

Você sabia?

A beterraba está no topo da lista de sujeiras! Se for calor, ofereça para o bebê sem a roupinha, para evitar as futuras manchas. Outra boa dica é o babador com mangas.

A beterraba muda a cor do cocô para avermelhado. Não se assuste quando trocar as fraldas.

ATENÇÃO: Não se deve cozinhar a beterraba com feijão. A beterraba possui oxalato, um fator antinutricional que reduz a biodisponibilidade de nutrientes como o cálcio e o ferro. A forma de minimizar esse antinutriente é cozinhar até ferver e descartar da água. Então, se você gosta de comer feijão e beterraba, cozinhe antes e adicione depois.1

Curiosidades sobre a beterraba

  1. Rica em Nutrientes: A beterraba é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para o crescimento do bebê, incluindo ferro, ácido fólico, vitamina C e fibras.
  2. Raiz Vibrante: A beterraba é conhecida por sua cor vibrante e naturalmente vermelha, que pode intrigar e atrair a atenção dos bebês.
  3. Textura Apropriada: Quando cozida ou assada, a beterraba fica com uma textura macia, que é ideal para bebês que estão começando a explorar alimentos sólidos.
  4. Alto Teor de Fibras: As fibras da beterraba podem ajudar a regular o sistema digestivo do bebê, contribuindo para uma digestão saudável.
  5. Doce Naturalmente: A beterraba tem um sabor naturalmente doce, o que pode ser atraente para os bebês e ajudar a desenvolver seu paladar para sabores diferentes.
  6. Antioxidantes: Ela contém antioxidantes, como betalaínas, que podem ajudar a proteger as células do corpo do bebê contra danos causados pelos radicais livres.
  7. Promove a Saúde do Coração: O nitrato presente na beterraba pode ajudar a manter a pressão arterial saudável, algo importante até mesmo para os bebês.

Quer saber mais sobre a beterraba na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer beterraba, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. HIGASHIJIMA, N. S. et al. Fatores antinutricionais na alimentação humana. Revista de Segurança Alimentar e Nutrição, Campinas, v. 27, p. 1-16, 2020.

2. FERREIRA, M. D.; TIVELLI, S. W. Cultura da Beterraba: Recomendações Gerais. Guaxupé: Cooxupé, 1990. 14 p.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair