Bebê pode comer camarão?

Sim, bebê pode comer camarão. Ele é um alimento rico em proteína e excelente fonte de ômega-3. No entanto, ele é altamente alergênico e deve ser oferecido com alguns cuidados.

Abaixo você pode ver como oferecer camarão para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

E se quiser saber como oferecer camarão e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer camarão para o bebê de 6 meses?

Frutos do mar são alimentos potencialmente alergênicos, então devem ser oferecidos de forma gradual e de preferência entre os 6-9 meses, dentro da janela imunológica (veja mais no nosso Guia sobre risco de alergias). 

Se o bebê tiver histórico de alergia na família, consulte o pediatra antes de introduzir o fruto do mar.

Os camarões devem ser oferecidos sem a cabeça, sem casca e sem cauda. 

Você deve cortar os camarões em fatias finas – pois a textura dele é difícil dos bebês mastigarem e pode oferecer risco de engasgo. 

Uma outra opção é oferecer ele bem picado em algum preparo, como bolinhos, hambúrgueres, etc.

Bebê pode comer camarão - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o camarão triturado. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer camarão - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer camarão para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer camarão para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais do camarão

Bebê pode comer camarão por ser um alimento rico em proteína, excelente fonte de ômega-3, vitaminas A, do complexo B, D e E. Possui ainda os minerais cálcio, iodo, potássio e zinco.

O camarão é um alimento altamente alergênico. A alergia pode ser imediata (até 4 horas depois do bebê comer) ou surgir em um tempo maior que este.

As reações e sintomas podem ser muito diferentes de bebê para bebê, mas podem surgir vermelhidões na pele, inchaço nos lábios, vômito, diarreia, dificuldade de respiração. Se o bebê tiver histórico de alergia na família, consulte o pediatra antes de introduzir o camarão. 

Dica: ofereça na primeira vez, uma pequena quantidade do camarão e observe se há alguma reação. Não ofereça nenhum alimento alergênico junto nas refeições dos próximos 3 dias.

Você sabia?

Na hora de comprar camarões frescos, observe sempre:

1. Se a cabeça e a cauda estão bem presas ao corpo. Elas não podem se soltar facilmente: isso indica que o camarão está velho; 

2. A casca deve ser firme, brilhante e sem manchas;

3. O cheiro não pode ser forte e, sim, um cheiro suave de mar. 

Se comprar camarões congelados, além da data de validade, observe se não tem acúmulo de gelo dentro da embalagem.

Curiosidades sobre o camarão

  1. Rico em proteínas: O camarão é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, o que pode ser benéfico para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.
  2. Baixo em gorduras: O camarão é relativamente baixo em gorduras saturadas, tornando-o uma opção de proteína magra para incluir na dieta do bebê.
  3. Vitaminas e minerais: É uma fonte de vitaminas do complexo B, como B12 e niacina, além de minerais como selênio e iodo, que são importantes para a função cerebral e da tireoide.
  4. Ômega-3: O camarão contém ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para o desenvolvimento do cérebro e saúde cardiovascular. No entanto, seu teor de ômega-3 é menor em comparação com outros frutos do mar, como salmão.
  5. Variedade de preparações: O camarão pode ser preparado de várias maneiras, incluindo cozido, grelhado, assado ou como ingrediente em sopas e ensopados.
  6. Culinária global: O camarão é um ingrediente amplamente utilizado na culinária de muitas culturas em todo o mundo, o que pode enriquecer a experiência gastronômica do bebê ao ser introduzido em diferentes pratos.

Quer saber mais sobre o camarão na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer camarão, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

TURNER, P.; NG, I.; KEMP, A.; CAMPBELL, D. Seafood allergy in children: a descriptive study. Annals of Allergy, Asthma & Immunology, v. 106, n. 6, p. 494-501, jun. 2011.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair