Sim, bebê pode comer chuchu. O chuchu é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, como vitamina C, vitamina A, potássio e cálcio.
Ao oferecer chuchu ao seu bebê, é importante prepará-lo de forma adequada para facilitar a digestão. Abaixo você pode ver como oferecer chuchu para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
Como oferecer chuchu para bebê de 6 meses?
Ofereça o chuchu descascado, cozido e cortado em tiras de aproximadamente 1 dedo.
Corte antes de cozinhar para acelerar o cozimento e veja no app BLW Brasil como preparar.
Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o chuchu amassado.
Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer chuchu para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer chuchu para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais do chuchu
Bebê pode comer chuchu porque ele contém vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como sódio, potássio, cálcio, fósforo e ferro. O chuchu ajuda na formação dos ossos, dentes e sangue, estimulando o crescimento.
O chuchu pertence à família cucurbitaceae (à qual também pertence a melancia e o melão), muitas vezes associada a alergias alimentares.
Cabe lembrar que qualquer alimento pode causar alergia. Por isso, se começa sempre com quantidades pequenas, para evoluir gradualmente.
Você sabia?
Há uma grande diversidade de frutos quanto à forma, tamanho e cor.
- Os frutos podem ser arredondados ou terem a forma de pêra.
- A casca pode ser lisa ou com espinhos, com a cor variando de branco a verde bem escuro.
Dê preferência aos frutos de casca verde-clara, sem espinhos. Frutos passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir.
Curiosidades sobre o chuchu
- O chuchu, cientificamente conhecido como Sechium edule, é uma planta trepadeira originária da América Central e do México.
- O chuchu é considerado uma fruta, embora seja comumente utilizado como um vegetal em preparações culinárias.
- O chuchu é conhecido por seu sabor suave e textura crocante quando cozido.
- O chuchu é composto principalmente por água, tornando-se uma opção com baixo teor calórico.
- É uma fonte de fibras, vitaminas (como vitamina C, vitamina K e vitamina B6) e minerais (como potássio e manganês).
- O chuchu é amplamente utilizado na culinária de várias culturas, como sopas, saladas, refogados e pratos gratinados.
- O chuchu pode ser consumido cru, mas também é comumente cozido ou refogado para melhorar a sua digestibilidade.
- O chuchu tem uma pele verde externa e uma polpa branca interna, e suas sementes são comestíveis, embora muitas vezes sejam removidas antes do consumo.
- O chuchu tem uma capacidade única de absorver sabores e temperos, o que o torna uma adição versátil a uma variedade de pratos.
- O chuchu é frequentemente elogiado por sua capacidade de ajudar na digestão e manter a saúde intestinal devido ao seu teor de fibras e propriedades diuréticas.
Quer saber mais sobre o chuchu na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer chuchu, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Na cozinha com frutas, legumes e verduras. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
2. EMBRAPA; EMATER. Hortaliça: como comprar e consumir – chuchu. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1355126/31107372/chuchu_cccc_2017.pdf/94e52573-4733-873e-62e9-3eeca7bcca7b.
3. OLIVEIRA, D. de; QUIOZINI, D. B. da S.; ZANCANE, G.; SILVA, M. P. da; DÉO, E. de M. Chuchu e suas propriedades não divulgadas. Anais do Fórum de Iniciação Científica do UNIFUNEC, v. 7, n. 7, 2017. Disponível em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/2494.
Deixe um comentário