Bebê pode comer lentilha?

Sim, bebê pode comer lentilha. As lentilhas são uma fonte nutritiva de proteínas, fibras, ferro e outros nutrientes importantes para o crescimento saudável do bebê. 

Abaixo você pode ver como oferecer lentilha para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer lentilha para o bebê de 6 meses?

Como o seu bebê não conseguirá pegar a lentilha nessa fase, você deverá oferecer na forma de um bolinho para facilitar a pega pelo bebê. O bolinho pode ser feito somente de lentilha cozida com temperos naturais. 

Para dar liga, use farinha de aveia ou mandioca natural e pura, nada de farinha temperada, ok? 

Depois de modelado, asse para firmar. Veja no aplicativo BLW Brasil como preparar, basta procurar por lentilha em alimentos. 

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a lentilha amassada.

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer lentilha - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer lentilha para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer lentilha para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da lentilha

Bebê pode comer lentilha por ser uma excelente fonte de proteínas, fibras e carboidratos. É rica em vitaminas do complexo B, ácido fólico e nos minerais magnésio, fósforo, potássio, ferro e cobre.

Você sabia?

O brotinho de lentilha é uma opção diferente para servir aos bebês e tem um alto teor de proteínas. As folhinhas devem ser bem picadas ou aguarde até o bebê desenvolver a mastigação.

Lentilhas coloridas são divertidas e possuem características diferentes. Veja as cores que podem ser encontradas: 

Lentilha marrom –  é muito versátil e pode ser utilizada em saladas, sopas, ensopados, hambúrgueres vegetarianos ou combinada com arroz. 

Lentilha vermelha – cozinha mais rápido que a marrom e não mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para purês, sopas e ensopados. 

Lentilha verde (ou francesa) – é mais firme e tem um tempo maior de cozimento. É excelente para saladas.

Dica: independente do tipo de lentilha, deixe de molho em água por 12 horas e cozinhe com uma nova água para eliminar os compostos vegetais que atrapalham a absorção de nutrientes.

Curiosidades sobre a lentilha

  1. Rica fonte de nutrientes: As lentilhas são uma excelente fonte de proteínas, fibras, ferro, ácido fólico e outros nutrientes essenciais para o crescimento saudável do bebê.
  2. Fácil digestão: Por serem pequenas e macias, as lentilhas são geralmente fáceis de digerir, tornando-as uma boa opção de alimento para bebês em fase de introdução alimentar.
  3. Variedade de cores e tipos: Existem diferentes variedades de lentilhas, incluindo as vermelhas, verdes e marrons, cada uma com suas próprias características nutricionais.
  4. Fonte de energia duradoura: Os carboidratos presentes nas lentilhas proporcionam energia de liberação lenta, mantendo os níveis de açúcar no sangue mais estáveis ao longo do tempo.
  5. Facilidade de preparo: As lentilhas podem ser cozidas rapidamente, o que é conveniente para os pais ocupados na preparação das refeições dos bebês.
  6. Ausência de glúten: As lentilhas são naturalmente livres de glúten, tornando-se uma opção segura para bebês com sensibilidade ou intolerância ao glúten.
  7. Contribuem para a saúde do coração: Seu teor de fibras e potássio pode ajudar a promover a saúde cardiovascular, mesmo em tenra idade.
  8. Auxiliam na digestão: A fibra presente nas lentilhas pode ajudar a regular o sistema digestivo do bebê, prevenindo problemas como constipação.

Quer saber mais sobre a lentilha na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer lentilha, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

LOURES, N.T.P.; NÓBREGA, L.H.P.; COELHO, S.R.M. Análise físico-química, microbiológica e sensorial de brotos de lentilha da variedade precoz. Acta Sci., Agron. (Online) vol. 31, no. 4, Maringá, out./dez. 2009.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair