Bebê pode comer maçã?

Sim, o bebê pode comer maçã. A maçã é uma excelente opção de fruta para ser introduzida na alimentação do bebê, pois é rica em nutrientes como vitaminas, fibras e antioxidantes. No entanto, a maçã é um dos alimentos com alto risco de engasgo. Por isso, nós indicamos que ela seja sempre oferecida cozida (no vapor, fervida ou grelhada) e crua em fatias bem finas caso o bebê já saiba mastigar bem.

Ela não deve ser oferecida crua inteira ou em pedaços, também não indicamos o corte da maçã igual ao da ameixa (em xadrez), pois se feito mais na superfície o bebê pode acabar pegando um pedaço grande da base. Abaixo você pode ver como oferecer a maçã para o bebê de forma segura pela abordagem BLW, confira!

E se quiser saber como oferecer maçã e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer maçã para o bebê

Corte em 2 ou 4 partes, retire as sementes, retire a casca e cozinhe com pouca água ou no vapor, até que fique macia. Ao apertar, deve ser facilmente amassada.

Bebê pode comer maçã - Como oferecer

Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Outra boa opção (e mais prática), é cozinhar no micro-ondas por 30 segundos. Tente afundar o garfo antes para ver se ficou macia o  suficiente.

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a maçã crua raspada ou cozida amassada. Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Como oferecer maçã para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer maçã para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais da maçã

Bebê pode comer maçã por ser uma fruta rica em fibras, é fonte de vitamina A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro. É também muito rica em substâncias chamadas flavonóides e ácido málico.

Você sabia?

Dê preferência para maçãs orgânicas, pois é uma das frutas que mais carregam agrotóxicos no Brasil. No brasil temos 2 variedades principais: a fuji e a gala. Veja as diferenças entre elas:

  • Maçã Fuji: tem textura mais firme, é mais crocante e pouco doce.
  • Maçã Gala: é um pouco mais macia, doce e tem um pouquinho de acidez.
  • Maçã Red: tem textura mais aerada, pouco doce e menos caldosa.
  • Maçã Verde: tem textura mais firme, é mais crocante, pouco doce e mais usada em saladas.

Curiosidades sobre a maçã

  1. Existem mais de 7.500 variedades de maçãs em todo o mundo, cada uma com uma cor, sabor e textura únicos.
  2. A maçã é composta principalmente por água, cerca de 86% de seu peso total.
  3. A maçã contém pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol.
  4. A maçã é uma fonte rica de antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados por radicais livres.
  5. O aroma da maçã pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a produtividade.
  6. A maçã contém ácido málico, que ajuda a clarear os dentes naturalmente.
  7. Uma maçã média contém cerca de 95 calorias e é uma ótima opção de lanche saudável.
  8. A maçã é a fruta nacional da Inglaterra.
  9. A maçã pode flutuar na água devido à sua densidade mais baixa que a da água.
  10. O maior produtor mundial de maçãs é a China, seguida pelos Estados Unidos e pela Polônia.

Quer saber mais sobre a maçã na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer maçã, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

1. ABPM – Associação Brasileira dos Produtores de Maçã. Disponível em: https://www.abpm.org.br/.

2. JARDIM, I. C.; ANDRADE, J. A.; QUEIROZ, S. C. N. Resíduos de agrotóxicos em alimentos: uma preocupação ambiental global – um enfoque às maçãs. Química Nova, vol. 32, nº 4, São Paulo, 2009.

3. KASHYAP, R. R.; KASHYAP, R. S. Oral Allergy Syndrome: An Update for Stomatologists. J Allergy (Cairo), 2015.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair