Bebê pode comer mamão?

Sim, bebê pode comer mamão. O mamão é uma excelente opção de fruta para bebês devido à sua textura suave e ao fato de ser fácil de digerir, além disso, o mamão é rico em nutrientes como vitamina C.

Abaixo você pode ver como oferecer mamão para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer mamão para o bebê de 6 meses?

Faça fatias no sentido do comprimento, retire as sementes e corte com 1 dedo de largura aproximadamente. 

Como o mamão é muito liso e escorregadio, uma opção inicial é manter parte da casca. 

Se o bebê já for capaz de cortar a casca com os dentes, retire a casca e passe um pouco de aveia em flocos finos. Assim, o bebê conseguirá pegar com maior facilidade (mas ainda continua escorregando bastante rs).

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar mamão amassado. 

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer mamão - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer mamão para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer mamão para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais do mamão

Bebê pode comer mamão por ser uma fonte de fibras, vitamina C, vitamina A e antioxidantes. 

O risco de alergia é baixo, no entanto, pode acontecer em reação com a papaína, substância presente no mamão e também em casos de alergia relacionada à síndrome látex-fruta1

Você sabia?

O mamão possui uma enzima chamada papaína que é utilizada como amaciante de carnes e frutos do mar. 

Para usar essa enzima, você pode temperar a carne com um mamão batido ou picado. Deixe agir por 30 minutos, retire do tempero e cozinhe a carne em seguida.

Curiosidades sobre o mamão

  1. Variedades Diversas: Existem várias variedades de mamão, incluindo o “mamão formosa”, o “mamão papaia” e o “mamão papaya”. Cada tipo possui características diferentes em termos de tamanho, sabor e cor da polpa.
  2. Rico em Nutrientes: O mamão é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A, folato, potássio e fibras. Esses nutrientes são importantes para o desenvolvimento saudável, especialmente em bebês e crianças.
  3. Facilmente Digerível: Devido à sua textura macia e à presença da papaína, o mamão é um alimento de fácil digestão, o que pode ser benéfico para bebês e pessoas com sistemas digestivos sensíveis.
  4. Teor de Açúcar Natural: O mamão é doce devido ao seu teor natural de açúcar, o que pode torná-lo atraente para os bebês como um alimento inicial.
  5. Auxílio na Constipação: Por ser rico em fibras, o mamão pode ajudar a regular o trânsito intestinal e aliviar a constipação, um problema comum em bebês que estão começando a comer alimentos sólidos.

Quer saber mais sobre o mamão na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer mamão, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. SÁ, A. B.; MALLONI, M. C.; SOLÉ, D. Alergia ao látex: atualização. Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, v. 33, n. 5, 2010.

2. BRANDÃO, T. et al. Concentração de polifenóis no abacaxi pérola, banana prata, mamão papaya e melancia: orgânicos e convencionais. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 5, p. 15092-15108, set./out. 2020.

3. JIANG, N.; YIN, J.; WEN, L. Papain induced occupational asthma with kiwi and fig allergy. Allergy, Asthma & Immunology Research, v. 8, n. 2, p. 170–173, 2020. Acesso em: 2 nov. 2020.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair