Sim, bebê pode comer manga. A manga é uma fruta segura e nutritiva para os bebês e pode ser oferecida em diferentes cortes seguros na abordagem BLW. É uma excelente fonte de fibras e rica em vitamina A e C.
Como oferecer manga para bebê de 6 meses?
Com a faca, atravesse a manga, rente ao caroço. A partir dessa “tampa”, é possível fazer 3 tipos de corte:
Em fatias compridas. Mantenha parte da casca, para evitar que a manga escorregue.
Polpa cortada em xadrez, mantendo a casca. Depois é só dobrar a casca para fora.
“Tampa” cortada ao meio. Se a manga for grande, é possível cortar essa “tampa” pela metade para facilitar que o bebê a segure.
O caroço também é uma opção. Se o bebê conseguir segurar com as mãozinhas, deixe ele se divertir.
Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a manga amassada. Ou, se possível, ofereça o caroço da manga (como demonstrado acima) com um pouco da manga em volta, essa será uma ótima oportunidade dele desenvolver a mastigação e sem que um pedaço grande do alimento fique na boca.
Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer manga para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer manga para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.
Informações nutricionais da manga
A manga é uma fruta tropical deliciosa e nutritiva, rica em vitaminas e minerais essenciais para a saúde do corpo. O bebê pode comer manga por ser uma excelente fonte de vitamina C, que é importante para a imunidade e ajuda na absorção de ferro, além de conter vitamina A, que é importante para a saúde da visão e da pele.
A manga também é uma boa fonte de fibras alimentares, que ajudam na digestão e na regulação do açúcar no sangue.
Você sabia?
Existem alguns tipos mais comuns no Brasil:
- Manga espada – é bem popular e tem um caroço um pouco maior.
- Manga tommy – também é bem conhecida e tem uma polpa com um pouco de fibras
- Manga palmer – a variedade palmer é quase sem fibras.
- Manga rosa – é mais comum no nordeste e possui bastante fibras.
As mangas com bastante fibras, você pode oferecer com o corte em xadrez como indicado nas fotos acima ou em pedaços menores.
Quer saber mais sobre a manga na introdução alimentar?
Agora que você sabe que o bebê pode comer manga, veja receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento, acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.
Referências
LIRA, C. C. S. et al. Benefícios nutricionais da utilização do resíduo de manga. International Journal of Nutrology, Rio de Janeiro, 2018.
Deixe um comentário