Sim, bebê pode comer pimentão. O pimentão é um alimento saudável e nutritivo, rico em vitaminas A e C, além de fibras.
Ao fazer compras, escolha pimentões maduros, firmes e sem manchas ou sinais de deterioração. Os pimentões vermelhos, amarelos e laranjas tendem a ser mais doces do que os verdes.
Abaixo você pode ver como oferecer pimentão para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!
E se quiser saber como oferecer pimentão e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.
Como oferecer pimentão para o bebê de 6 meses?
Retire a parte superior do pimentão (onde tem o cabinho), as sementes e o miolo. Ofereça cozido, cortado em 4 ou em tiras bem finas com aproximadamente um dedo indicador de comprimento.
Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o pimentão assado, sem a pele, amassado.
Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.
Como oferecer pimentão para o bebê de 9 meses?
Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer pimentão para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.
No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.
Informações nutricionais do pimentão
Bebê pode comer pimentão porque os pimentões possuem altos teores de vitaminas A, C e E, sais minerais, cálcio, sódio, fósforo e ferro, mas os nutrientes podem mudar um pouco de acordo com a cor.
O risco de alergia é raro. Pode ocorrer uma sensibilidade do pimentão por ser do grupo das solanáceas. Deve ser evitado em casos de doenças autoimunes.
Você sabia?
Os pimentões verde, amarelo e vermelho são da mesma espécie. A diferença é que elas foram colhidas em tempos de maturação diferentes.
Dê preferência aos pimentões orgânicos sempre que possível. Evite os pimentões de cultivo convencionais, pois estão no topo da lista de alimentos ricos em agrotóxicos.
Curiosidades sobre o pimentão
- Origem: O pimentão é nativo das Américas, mais especificamente da região que compreende o México, a América Central e a parte norte da América do Sul. Foi levado para a Europa pelos exploradores espanhóis no século XVI.
- Variedade de cores: O pimentão pode ser encontrado em uma variedade de cores, incluindo vermelho, verde, amarelo, laranja, roxo e marrom. Cada cor possui um sabor e um teor nutricional ligeiramente diferentes.
- Não é uma pimenta “ardida”: Ao contrário das pimentas que possuem um sabor picante devido à capsaicina, o pimentão não é picante. Ele tem um sabor suave e adocicado.
- Rica fonte de nutrientes: O pimentão é rico em nutrientes. É uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A, vitamina B6, vitamina K, folato e fibras.
- Versatilidade culinária: O pimentão é usado em uma variedade de pratos e culinárias ao redor do mundo. Ele pode ser consumido cru em saladas, grelhado, refogado, assado, recheado e usado como ingrediente principal em molhos, sopas e pratos diversos.
- Variedades doce e picante: Existem diferentes variedades de pimentão, algumas são conhecidas como pimentão doce e outras como pimentão picante. A diferença está na quantidade de capsaicina presente, que determina o nível de picância.
- Pimentões ahumados: Algumas variedades de pimentão, como o pimentão espanhol, também conhecido como pimentão ahumado, passam por um processo de defumação antes de serem secos, o que confere um sabor único e defumado aos pratos.
Quer saber mais sobre o pimentão na introdução alimentar?
Agora que você sabe que bebê pode comer pimentão, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.
Referências
1. RINALDI, M.; SANDRI, D.; RIBEIRO, M. O.; AMARAL, A. G. Características físico-químicas e nutricionais de pimentão produzido em campo e hidroponia. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 28, n. 3, p. 598-603, jul./set. 2008.
2. SIEGMUND, B.; LEITNER, E.; PFANNHAUSER, W. Determination of the nicotine content of various edible nightshades (Solanaceae) and their products and estimation of the associated dietary nicotine intake. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 47, n. 8, p. 3113-3120, ago. 1999.
Deixe um comentário