Bebê pode comer repolho?

Sim, bebê pode comer repolho. O repolho é um vegetal nutritivo e saudável que pode ser oferecido a partir dos 6 meses de idade.

Além disso, é uma ótima fonte de nutrientes essenciais, como vitamina C, vitamina K, vitamina B6, ácido fólico, fibras e minerais como potássio e cálcio. Abaixo você pode ver como oferecer repolho para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

E se quiser saber como oferecer repolho e centenas de outros alimentos, faça o download gratuito do aplicativo BLW Brasil aqui.

Como oferecer repolho para bebê de 6 meses?

Como outras folhas, é difícil para o bebê mastigar o repolho pela sua textura. O ideal nessa fase é usar em preparos, como bolinhos. A acelga tem textura parecida e pode ser oferecida da mesma forma.

Bolinho salgado de repolho - Receita do App BLW Brasil
Bolinho salgado – Receita do App BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o repolho cozido picadinho e misturado a um tubérculo amassado (inhame, batata, mandioca).

Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer repolho - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer repolho para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer repolho para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade. Faça o download gratuito aqui.

Informações nutricionais do repolho

É um excelente fonte de fibras, possui as vitaminas C, B1, B2, E, K e principalmente os minerais cálcio e fósforo. O repolho é um alimento funcional e possui como compostos bioativos os glicosinolatos e compostos fenólicos.

O repolho roxo é fonte também das antocianinas, a propriedade antioxidante que é proveniente da sua coloração.

O risco de alergia é baixo, no entanto podem ocorrer desconfortos gastrointestinais e intolerância alimentar ocasionados pelo repolho. Alguns sintomas que podem ocorrer nesses casos: gases, dor e distensão da barriga.

Sempre ofereça uma pequena quantidade quando oferecer o alimento pela primeira vez e observe se o bebê teve alguma reação.

Você sabia?

O repolho é uma hortaliça da família das brássicas e possui algumas variedades aqui no brasil:

  • Repolho coração de boi: tem forma cabeça cônica e alongada e folhas de coloração verde-clara.
  • Repolho crespo de milão: apresenta folhas crocantes e altamente nutritivas.
  • Repolho branco: o mais tradicional, possui as folhas brancas e levemente esverdeadas.
  • Repolho roxo: possui as folhas de cor roxa e é uma excelente fonte de antioxidantes.

Curiosidades sobre o repolho

  1. Origem antiga: O repolho é uma das hortaliças mais antigas e tem sido cultivado há milhares de anos. Sua origem remonta a cerca de 4.000 a.C. no Mediterrâneo.
  2. Variedades: Existem diversas variedades de repolho, incluindo repolho verde, roxo, chinês e savoy (repolho crespo). Cada uma delas possui características e sabores distintos.
  3. Benefícios à saúde: Consumir repolho regularmente pode trazer diversos benefícios à saúde, como fortalecimento do sistema imunológico, redução do risco de doenças cardíacas, melhoria da digestão e promoção da saúde dos ossos.
  4. Versatilidade culinária: O repolho pode ser consumido cru, cozido, fermentado, refogado, em sopas, saladas, ensopados e até mesmo em sucos. Sua versatilidade culinária permite uma variedade de preparações.
  5. Fermentação: O repolho é frequentemente usado na preparação de chucrute, uma conserva fermentada muito popular em alguns países. A fermentação do repolho ajuda a preservar seus nutrientes e adiciona probióticos benéficos para a saúde intestinal.
  6. Boa conservação: O repolho pode ser armazenado por um período relativamente longo. Quando mantido em local fresco e seco, ele pode durar até algumas semanas.
  7. Época de plantio: O repolho geralmente é plantado no início da primavera ou outono, pois a temperatura amena favorece seu crescimento. No entanto, algumas variedades podem ser cultivadas em diferentes estações.

Quer saber mais sobre o repolho na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer repolho, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, faça o download gratuito aqui.

Referências

1. Batista, C. T., et al. “Alterações nutricionais e físico-químicas em repolho branco (Brassica oleracea) após o processamento mínimo e durante o armazenamento.” Demetra, vol. 12, no. 1, 2017, pp. 305-318.

2. Franco, L. “Intolerâncias alimentares: descomplicando o complicado. Caso clínico – Gastro UFRJ, 2020.” Disponível em: http://download.hucff.ufrj.br/gastroenterologia/ sessoes/intolerancias%20alimentares-%20descomplicando%20o%20complicado.pdf  

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair