Bebê pode comer tomate?

Sim, o bebê pode comer tomate. Os tomates são uma boa fonte de nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê, como vitaminas A e C, potássio e licopeno.

Lembre-se de lavar bem o tomate antes de prepará-lo para evitar a contaminação por bactérias e pesticidas. Abaixo você pode ver como oferecer o tomate de forma segura pela abordagem BLW, confira!

Como oferecer tomate para o bebê

Corte em 4 ou em 8 partes, dependendo do tamanho, como gomos. Ou em rodelas. Pode oferecer com a casca (o bebê vai dispensá-la) e as sementes saem no cocô. 

Bebê pode comer tomate - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o tomate amassado (use a polpa, sem a casca). Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer tomate - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Como oferecer tomate para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer tomate para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais do tomate

O bebê pode comer tomate por ser rico em vitamina C e fonte de licopeno, um antioxidante importante para a saúde e que fica mais potente quando combinado com azeite de oliva.

O risco de alergia é raro, porém pode ocorrer uma pequena reação ao redor da boca causada pelo ácido do suco do tomate, além de poder ocasionar assadura. Por isso, não ofereça uma grande quantidade para o bebê de uma vez. A vermelhidão e desconforto somem rapidamente.

Outra alergia que pode surgir é a síndrome da alergia oral, que ocorre em alguns casos de pessoas com alergia a látex e a pólen. 

Cozinhar os tomates auxilia na diminuição desses sintomas que podem surgir.

Você sabia?

Por mais que os tomates normalmente sejam considerados vegetais, eles são tecnicamente classificados como frutas.

O tomate normalmente é produzido com altas concentrações de agrotóxicos. Procure oferecer tomates orgânicos ao seu bebê, pois possuem mais antioxidantes e não são carregados de pesticidas.

Curiosidades sobre o tomate

  1. Os primeiros tomates eram pequenos e amarelos, e foram cultivados pelos povos indígenas na América do Sul. O tomate vermelho como o conhecemos hoje só se tornou popular na Europa no século XVIII.
  2. Os primeiros europeus a experimentar o tomate ficaram com medo de que fosse venenoso, pois pertence à mesma família que outras plantas venenosas, como a beladona.
  3. O tomate é também uma excelente fonte de vitamina C, vitamina K, potássio e folato.
  4. Os tomates não precisam de luz solar direta para amadurecer. Eles podem amadurecer em temperaturas de até 24 graus Celsius, mesmo em ambientes fechados.
  5. A palavra “tomate” vem do termo em espanhol “tomate”, que por sua vez vem do termo nahuatl (língua falada pelos astecas) “xitomatl”, que significa “fruta com umbigo”.
  6. Existem mais de 10.000 variedades de tomate, variando em tamanho, forma, cor e sabor. Alguns são tão pequenos quanto uma uva, enquanto outros podem pesar mais de um quilo.
  7. O maior produtor mundial de tomates é a China, seguida pela Índia e os Estados Unidos.
  8. O tomate é um ingrediente popular em muitos pratos internacionais, como a pizza italiana, o ketchup americano, o molho de tomate mexicano e a salada de tomate e cebola francesa.

Quer saber mais sobre o tomate na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer tomate, que tal saber como oferecer a partir dos 9 meses, receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. MONTEIRO, C. S. et al. Qualidade nutricional e antioxidante do tomate “tipo italiano”. Alimentos e Nutrição, ISSN 0103-4235, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 25-31, jan./mar. 2008.

2. MULUK, N. B.; CINGI, C. Oral allergy syndrome. American Journal of Rhinology & Allergy, v. 32, n. 1, p. 27-30, 2018.

3. PAULSEN, E.; CHRISTHSEN, L. P.; ANDERSEN, K. E. Tomato contact dermatitis. Contact Dermatitis, v. 67, n. 6, p. 321-327, 2012.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair