Bebê pode tomar suco?

Sim, bebê pode tomar suco. Mas a recomendação é que seja a partir dos 12 meses, mesmo os naturais. Abaixo você pode ver como oferecer suco para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer suco para o bebê?

Os sucos de frutas, mesmo que naturais, são recomendados apenas a partir de 1 ano. Não existe a necessidade de se oferecer. Mas se quiser – e em momentos pontuais – opte por sucos feitos na hora ou um bom industrializado de caixinha (100% fruta). 

Para saber como ler o rótulo e escolher a melhor opção, digite “industrializados” na seção de alimentos do aplicativo BLW Brasil. 

Os motivos pelos quais os sucos não são recomendados: 

  • Muitos nutrientes são perdidos em comparação à fruta completa;
  • Pode aumentar a sensação de saciedade e diminuir o apetite para alimentos mais nutritivos;
  • Apresenta um alto teor de frutose, açúcar natural das frutas;
  • Pode levar ao ganho de peso excessivo e desenvolvimento de cáries;
  • Os bebês podem acabar rejeitando beber água e comer frutas, por causa do sabor adocicado dos sucos e por não precisar mastigar a fruta.

Bebê pode tomar suco a partir dos 12 meses, porém, quanto mais puder esperar, melhor. Se o objetivo for matar a sede, ofereça água pura e não os sucos de frutas. Se optar por oferecer, tome os seguintes cuidados:

  • Use um copo aberto;
  • Considere  a quantidade máxima recomendada até os 3 anos de idade: 120 mL/dia (½ copo), e o faça apenas eventualmente;
  • Deve ser suco natural de fruta e sem adição de açúcar; 
  • Pode fazer parte de uma refeição, idealmente sendo oferecido ao término. 
Bebe pode tomar suco - Como oferecer
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Pontos de atenção!

Os sucos prontos industrializados, além de açúcares adicionados, também recebem muitos aditivos.  Um bom suco é aquele que tem apenas fruta na composição e não tem a adição de açúcares e aditivos.  

O suco de uva integral possui alta concentração de açúcar natural da própria fruta. Então dilua com um pouco de água quando oferecer ao bebê. 

Fique de olho! Pois é muito comum a adição de açúcares nos sucos naturais vendidos em lanchonetes e restaurantes. Sempre peça por  “suco sem açúcar”.

Informações nutricionais do suco

O valor nutricional pode variar de acordo com a fruta utilizada. Para saber os nutrientes específicos, digite na seção de alimentos do aplicativo BLW Brasil o nome da fruta que usará para preparar o suco.

Você sabia?

Parece suco, mas não é. Veja a porcentagem de fruta que tem nesses produtos:

  • Sucos em pó: 1% de fruta e açúcares.
  • Refrescos industrializados: 20% de fruta e açúcares.
  • Néctar: de 30 a 50% de suco e açúcares4.

Para ser considerado suco, o mínimo que deverá conter de polpa de fruta é de 50%. O restante pode ser de água e açúcar, por isso fique atento aos rótulos.

Quer saber mais sobre o suco na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode tomar suco a partir de 1 ano, que tal ver receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil para conferir todas essas dicas, o app está disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

2. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBB). A idade certa para oferecer suco às crianças. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/a-idade-certa-para-oferecer-suco-as-criancas/. Acesso em: 01 jul. 2023.

3. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013. Regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação. Brasília – DF, 2013. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 50, 10 abr. 2013.

4. Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. Instrução Normativa MAA 12/2003. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 10, 15 maio 2003.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair