Descubra como ser uma mãe mais próxima dos filhos com dicas práticas para fortalecer os laços familiares, melhorar a comunicação e criar momentos inesquecíveis com seus pequenos.
Sentar à mesa com meus filhos é sempre um momento especial. Hoje, sou jurada de um concurso de desenhos. Preciso me concentrar, pois os pequenos artistas ao meu redor exigem que eu seja uma juíza justa.
Como desenho desde a infância, não seria justo participar da competição. Então, aceito o posto de jurada. Minha filha do meio está confiante, enquanto o caçula acha que tem uma vantagem. Já a mais velha não se sente tão segura, mas eu a incentivo a participar. Lições serão aprendidas.
A importância de brincar e participar
Participar de brincadeiras com meus filhos me diverte e nos aproxima. Além de ser um momento prazeroso, que será lembrado para sempre, essas atividades são oportunidades valiosas para ensinar sobre respeito, humildade e perseverança.
Afinal, minhas queridas leitoras, tirar um tempo para fazer uma atividade com nossos filhos não só faz bem para nós, mas também para eles. Da mesma forma que imponho respeito ao dar uma ordem, posso impor respeito ao brincar com eles. Ser uma mãe mais próxima dos filhos não significa ser uma autoridade implacável, mas sim uma líder amorosa e acessível, que está sempre presente para eles, em qualquer circunstância.
Leia também: Educar filhos – Como ensinar valores às crianças
A convivência em família fortalece os laços
Vejo muitas famílias que passam pouco tempo juntas, e as crianças acabam tendo momentos de qualidade com pessoas fora da família. Não há problema nisso, mas que tal jogar um jogo interessante ou assistir a um desenho animado com seu filho, compartilhando com ele os seus sonhos de infância?
Como se tornar uma mãe mais próxima dos filhos
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a estreitar os laços com seus filhos e se tornar uma mãe mais próxima dos filhos:
1. Conte sobre a sua infância
Compartilhe histórias da sua infância, incluindo momentos felizes e também os desafiadores. Explique o que aprendeu com os acontecimentos tristes e como isso te moldou.
2. Fale sobre os seus brinquedos e passeios favoritos
Relembre os brinquedos com os quais você gostava de brincar, fale sobre seus passeios favoritos e suas amizades. Esse tipo de conversa permite que seu filho te conheça melhor.
3. Ensine brincadeiras antigas
Ensine aos seus filhos as brincadeiras que você conhecia. Relembre desenhos, músicas e outras atividades que fizeram parte da sua infância. Isso cria um vínculo especial.
4. Estabeleça um diálogo sobre “seu tempo”
Quando seus filhos perguntarem sobre como era “o seu tempo”, aproveite para iniciar um diálogo. Mesmo que eles ainda estejam aprendendo a falar, converse com eles. O diálogo é uma ferramenta poderosa para se aproximar.
5. Compare as mudanças ao longo do tempo
Fale sobre as mudanças positivas e negativas que ocorreram ao longo dos anos. Incentive seus filhos a fazerem análises e críticas ao observarem os prós e contras de diferentes assuntos.
A recompensa: momentos de conexão e aprendizado
Como esperado, minha filha do meio venceu o concurso de desenhos, o caçula ficou em segundo lugar, e a mais velha em terceiro. O prêmio? Um lanche que eles comeriam de qualquer jeito. Mas o verdadeiro prêmio foi a oportunidade de observar o comportamento de cada um dos meus pequenos e aconselhá-los de acordo com suas necessidades.
A rivalidade logo se dissipou, dando lugar a um momento de conversa sobre minhas lembranças de infância. Eles me conheceram um pouco melhor e perceberam as semelhanças que têm comigo.
O valor dos momentos em família
Para alguns, isso pode parecer uma perda de tempo, mas apenas quem vive esses momentos sabe o valor que eles têm. Ser uma mãe mais próxima dos filhos não significa apenas dar ordens e ser obedecida, mas também aproveitar a jornada de aprendizado e conexão mútua. Eu aprendo mais sobre meus filhos, e eles aprendem mais sobre mim.
Que tal tentar algo semelhante com seus filhos? Me conte como foi a experiência e o que vocês aprenderam juntos!
Imagem: Canva
Deixe um comentário