Sujeira no BLW: como lidar em 3 dicas

Durante o primeiro mês de alimentação do bebê é comum que ele ainda não tenha habilidade para segurar os alimentos corretamente, o que pode resultar em perda de comida ou sujeira no BLW.

Para ajudar a facilitar o processo, é importante estar preparado para essas situações. Nesse período, o bebê ainda não tem habilidade para pegar pequenos pedaços de comida, mas isso tende a melhorar com o tempo.

Abaixo vamos abordar 3 dicas pontuais para que você lide melhor com a sujeira no BLW e fique com o coração tranquilo. Vamos lá?

Como lidar com a sujeira no BLW

1. Bebê sujo

Se estiver quente você pode deixar o bebê só de fralda ou com um babador de manga curta. Se deixar de roupa, depois de comer vai ter que tirar e colocar pra lavar, mas a comida em geral não mancha, exceto algumas frutas como maçã e banana.

Você pode deixar ele com um babador de manga longa. Eles são ótimos, não atrapalham e realmente o bebê fica muito menos sujo. Você pode colocar por cima de alguma roupa, perfeito pro dia a dia e pra quando for comer na rua. 

Sujeira no BLW - Babador de manga longa
Imagem: Aplicativo BLW Brasil

Um babador muito legal e prático pra quem faz BLW é um babador que tem um coletor embaixo. Como a comida cai muito, a grande maioria costuma parar por lá, vale muito comprar. Apenas tem que ter muita atenção, pois alguns de plástico são mais largos e aí atrapalha o movimento do bebê.

A Juliana Brêtas, nossa CEO, contou um pouco da sua experiência e mostrou como foi com a Alice.

“Comprei um babador desses largos e a Alice não conseguia segurar o alimento com as duas mãos juntas. Então, tive que comprar um outro que era cavado nessa parte do braço (que ela conseguiu usar sem problemas) e tive que esperar a Alice crescer alguns meses pra ela conseguir usar o outro. E muitas vezes que ela viu que a comida caiu lá, ela foi resgatar, mais prático não há!”

Alice com 8 meses. Repare na quantidade de comida que vai pro babador, basta pegar e colocar de volta na mesa.

Se o bebê ficar muito sujo dê um mini banho na pia mesmo, deixe um sabão para o bebê na pia. E se não sujar muito basta lavar a mão e a boca. 

2. Desperdício de comida

Coloque sempre pouca comida na frente do bebê (de 1 a 4 pedaços), isso vai ajudar ele a focar em apenas 1 de cada vez, então se cair, cai 1 de cada vez.

Você pode colocar um tapetinho impermeável embaixo ou um saco plástico grande, assim tudo que cai você pode pegar e colocar de volta no prato. Quando terminar você bate o tapetinho no lixo e passa um pano ou joga na máquina de lavar (o saco plástico não vai na máquina). 

Ou, se for um chão fácil de limpar, você pode passar um pano no chão antes, e o que cair você também coloca de novo no prato e as migalhinhas e sujeiras você pode passar uma vassoura e pano úmido e vai ver que em menos de 1 minuto está limpo (eu sei que é cansativo fazer isso várias vezes ao dia e que é mais uma atividade chata na rotina, mas vamos ter paciência, é temporário).

Quem tem cachorro diz que quando o bebê termina, basta chamar que ele limpa tudo!

3. Cadeirão sujo

Compre um cadeirão fácil de limpar, ideal é um todo de plástico (sem muitas entradinhas onde a comida pode se esconder) ou de madeira.

Uma cadeirinha portátil ocupa pouco espaço e é bem prática. Se a cadeira que você for colocar a cadeirinha for ruim de limpar ou até tiver chance de manchar, você pode comprar uma capa para a cadeira ou forrar ela com algum plástico.  

Se tiver muitos pedacinhos de comida na cadeira você pode jogar tudo no chão e varrer quando for varrer o chão, se for muito líquido você vai precisar de um pano grande e esse mesmo pano você pode aproveitar pra passar no chão depois.

E se tiver suja demais, desencane e coloque a cadeira embaixo do chuveiro mesmo. 

Se quiser dicas para tirar manchas da roupa do bebê ou aprender a lidar com a sujeira no BLW ao comer fora, acesse o guia “Como lidar com a sujeirada” no app BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

É isso gente, pode ter certeza que comer (onde quer que seja) com um bebê que faz BLW, é mais tranquilo do que você imagina!

Tem dificuldade em lidar com a sujeira no BLW? Deixe nos comentários!

Danielle Andrade | Nutricionista Materno Infantil

Sou formada em Nutrição desde 2011 (CRN3 - 34430) e sou especialista em nutrição materno infantil e comportamento alimentar desde 2015. Meu atendimento tem foco na disciplina positiva com respeito e empatia, quero mostrar aos cuidadores a importância de se entender o “porquê a criança não come”, indo além do alimento ou quantidade em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair