Bebê pode comer amora?

Sim, bebê pode comer amora. As amoras são uma fonte saudável de vitaminas, minerais e fibras, e podem ser introduzidas a partir dos 6 meses de idade. 

Abaixo você pode ver como oferecer amora para o bebê de forma segura na abordagem BLW, confira!

Como oferecer amora para o bebê de 6 meses?

Como a amora é pequena e macia, você pode cortar em 4 partes no sentido do comprimento e oferecer.no entanto, pode ser difícil para o seu bebê pegar no início.

Então, o ideal é misturar em preparações — como em uma panqueca, ou até fazer uma geleia caseira de amora (tem receita aqui).

Receita de panqueca com geléia de amora - Aplicativo BLW Brasil
Panqueca com geléia de amora – Receita disponível no app BLW Brasil.

Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar a amora amassada. Se possível, aos 7-8 meses faça a transição e ofereça o alimento como indicamos na primeira imagem.

Bebê pode comer amora - Como oferecer na colher
Imagem: Aplicativo BLW Brasil.

Como oferecer amora para o bebê de 9 meses?

Se você quer saber qual a maneira ideal de oferecer amora para bebê de 9 meses, não deixe de consultar o aplicativo BLW Brasil, ele é maravilhoso e grátis. Lá, você encontrará informações completas sobre os cortes e preparos para cada fase do bebê.

No aplicativo é possível explorar tudo o que precisa para fazer a introdução alimentar pela abordagem BLW de forma adequada e saborosa, acompanhando cada etapa do desenvolvimento do bebê com confiança e tranquilidade.

Informações nutricionais da amora

Bebê pode comer amora por ser uma excelente fonte de antioxidantes e vitamina C.

Você sabia?

Todas as frutas ricas em antioxidantes como a amora, têm maior valor nutricional quando são orgânicas. 

A amora é uma das campeãs em fazer sujeira, principalmente pela sua cor linda, mas que mancha tudo! 

Se desejar diminuir a bagunça, deixe o bebê sem roupinha, se for calor, ou use um babador de manga longa com elástico, quando estiver mais frio.

Curiosidades sobre a amora

  1. Variedade de cores: Amoras vêm em uma variedade de cores, incluindo vermelho, roxo, preto e até branco. Essa variedade de cores reflete diferentes perfis de nutrientes e antioxidantes.
  2. Ricas em Antioxidantes: As amoras são ricas em antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.
  3. Fibras Benéficas: As fibras presentes nas amoras ajudam a promover uma digestão saudável e podem auxiliar na regulação do sistema digestivo dos bebês.
  4. Textura Amigável: A textura das amoras pode ser especialmente adequada para o BLW, pois sua suavidade e pequenas sementes permitem que os bebês explorem e manipulem o alimento por conta própria.
  5. Vitamina K: Amoras são uma boa fonte de vitamina K, que é importante para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos.
  6. Possíveis Alergias: Amoras geralmente não são consideradas alergênicas, mas é sempre importante observar qualquer reação alérgica após a introdução de novos alimentos.
  7. Estação do Ano: As amoras são geralmente mais frescas e abundantes durante os meses de verão, o que pode proporcionar uma oportunidade sazonal emocionante para a introdução alimentar.
  8. Combinações Criativas: As amoras podem ser facilmente combinadas com outros alimentos adequados para BLW, como iogurte, aveia, banana e até mesmo carnes magras, oferecendo uma ampla variedade de opções para a criação de refeições interessantes e nutritivas.

Quer saber mais sobre a amora na introdução alimentar?

Agora que você sabe que bebê pode comer amora, que tal saber receitas, dicas de preparo, durabilidade e armazenamento? Acesse o aplicativo BLW Brasil, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Referências

1. SOUZA, V. et al. Determination of the bioactive compounds, antioxidant activity and chemical composition of Brazilian blackberry, red raspberry, strawberry, blueberry and sweet cherry fruits. Food Chemistry, v. 1, 2014. [Incluir informações de paginação aqui].

2. SKROVANKOVA, S. et al. Bioactive compounds and antioxidant activity in different types of berries. International Journal of Molecular Sciences, [Incluir informações de volume e página], 2020.

Gabriela Guedes | Nutricionista

Como nutricionista (CRN 8-5814), gastrônoma e mãe, atuo com foco no preparo dos alimentos oferecidos de forma segura, priorizando os nutrientes e com muito sabor. Transmitir conhecimento e ajudar os bebês e crianças terem uma boa relação com a comida é o motivo pelo qual escolhi unir nutrição e gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair