Recesso escolar: como aproveitar melhor com seus filhos

Dicas valiosas para curtir o recesso escolar com seus filhos, criando boas memórias e ensinando com leveza e afeto.

Olá, queridas leitoras! Como estão? Espero que bem!

Chegamos à metade do ano e, enfim, começa o tão aguardado recesso escolar. Isso te tranquiliza ou apavora?

Depois das festinhas na escola, passeios e muitas brincadeiras, nossos pequenos têm a oportunidade de passar mais tempo em casa — e desfrutar de momentos valiosos em família. Pelo menos, é assim que deveria ser!

Nós, adultos, deveríamos aproveitar o recesso escolar para nos conectarmos mais com nossos filhos, fortalecer vínculos e criar boas lembranças. Mas sabemos que, na prática, muitas famílias enfrentam desafios. Para alguns, ter os filhos em casa por mais tempo pode parecer difícil.

É natural que as crianças queiram brincar, pular, cantar… Elas são assim! E está tudo certo nisso! Criança cheia de energia é criança saudável. Afinal, todos sabemos como é triste quando um filho adoece e fica quietinho, sem vontade de brincar ou comer. Nada como o barulho alegre de uma criança bem!

Porém, é importante lembrar: energia e alegria não significam falta de limites. Crianças podem (e devem!) ser educadas com carinho, sem perder a essência.

Leia também: Laços do coração: como fortalecer o vínculo com os filhos todos os dias

Dicas para aproveitar melhor o recesso escolar

Aqui vão algumas dicas práticas para curtir o recesso escolar com mais leveza e propósito:

1. Estabeleça limites com amor

Mesmo nas férias, as crianças precisam de rotina e responsabilidades. Incentive que elas guardem os brinquedos, ajudem a arrumar a cama e participem das pequenas tarefas. Isso contribui para o senso de organização e cooperação.

2. Ensine o comportamento adequado para cada lugar

Explique que, no parquinho, correr e brincar está liberado! Mas, no supermercado, o ideal é andar com calma e até ajudar a carregar uma sacolinha. Isso ensina respeito aos espaços e às outras pessoas.

3. Crie momentos especiais

Nem sempre dá para viajar, mas é possível curtir o recesso escolar com pequenos passeios. Que tal um piquenique no parque, um filme em casa com pipoca ou uma tarde de jogos em família? São essas memórias que ficam para sempre.

4. Reavalie o semestre com carinho

No fim do semestre, muitas escolas realizam reuniões de pais. Se os filhos foram bem, é hora de celebrar! Mas, se surgirem dificuldades, o recesso escolar pode ser um bom momento para conversar com empatia e buscar apoio. Às vezes, tudo o que uma criança precisa é que alguém acredite em seu potencial.

Cuidado com os excessos durante o recesso escolar

Aqui na minha cidade, as festas de São João são muito esperadas! Mas é importante lembrar que criança é criança — e não deve ser tratada como um mini adulto. Devemos protegê-las de situações e conteúdos que não condizem com sua idade, inclusive durante as comemorações.

Aproveite o recesso escolar para criar boas lembranças

O recesso escolar é uma oportunidade preciosa para ensinar coisas boas, com amor e presença. Mais do que canjica ou bolo de milho, o que realmente importa é o tempo de qualidade ao lado dos nossos filhos.

A vida passa rápido. E um dia, eles vão crescer e seguir seu caminho. Que as memórias construídas agora sejam repletas de afeto, acolhimento e conexão.


Se você gostou dessas dicas e quer mais ideias para aproveitar esse tempo com carinho e criatividade, conheça o app Garfinho: ele ajuda famílias a cuidarem da alimentação e da rotina com muito amor e respeito à infância. Clique aqui para baixar!

Quer conversar mais sobre o recesso escolar e como tirar esse período de letra? Comente abaixo ou deixe uma pergunta, vou adorar responder!

Luzia Souza

Luzia Souza é uma escritora baiana, que tem contos publicados em mais de quarenta antologias e três revistas literárias. Ama ler, ver séries e como desenhista autodidata tem ilustrações publicadas nas revistas digitais Mar de Lá e Arte do Multiverso. Tem três filhos que ama profundamente! Recentemente publicou seu primeiro livro solo! Costuma sonhar acordada, e ainda está aprendendo a lidar com as próprias falhas enquanto vai construindo o seu próprio caminho de tijolos amarelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aperte X para sair